ENSINO FUNDAMENTAL I – 1º AO 5º ANO

Nossa proposta é que os alunos esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.

Realizamos no ensino fundamental I, uma série de atividades, a fim de proporcionar o amplo desenvolvimento dos alunos, explorando a criatividade, a curiosidade e instigando o aprendizado. Nosso objetivo, visa:

  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades.
  • O avanço da capacidade de aprender, por meio da leitura, da escrita.
  • O fortalecimento dos vínculos de família, de solidariedade humana e tolerância.
  • O desenvolvimento de valores humanos e cristãos.
  • A compreensão do ambiente natural e social e dos valores em que se alicerça a sociedade.

1º Ano do fundamental

O 1º ano do ensino fundamental tem como objetivo principal garantir que os alunos se apropriem da cultura escrita e matemática qualificando o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento.

A proposta pedagógica é instituída nos seguintes eixos: linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, identidade e autonomia, artes visuais e música. A alfabetização é trabalhada como um processo de aquisição da língua escrita, o que envolve o letramento compartilhado com os eixos citados anteriormente.

A atenção aos alunos do 1º ano é voltada para às suas necessidades e interesses ao mesmo tempo em que respeita e amplia os elementos mediadores de sua cultura. A partir desses elementos, pela ampliação do repertório vivencial da criança, ela deverá redimensionar o seu universo de significados e conhecimentos.

As estratégias de avaliação são organizadas a partir de observação organizadas a partir de observações diárias, acompanhamentos e registros de etapas de forma sistemática e contínua, sendo as situações de avaliação contextualizadas para que possa observar a evolução da criança.

Do 2º ao 5º Ano

O I.E.S.R.C preconiza o aprendizado dinâmico, procurando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e sua autonomia, incentivando o habito de estudo diário.

As áreas do conhecimento trabalhadas no ensino fundamental (2º ao 5º ano) língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, inglês, educação física e arte, por meio de atividades lúdicas, leitura, escrita e cálculo, visando `a compreensão, por parte do aluno, do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores em que está fundamentada a sociedade.